segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sapos pra quê?

Um editorial do jornal de maior influência nos Estados Unidos – e isso não quer dizer grande coisa -, o The New York Times, dedicou à Amazônia neste domingo, especial atenção.

Com uma pergunta enigmática e provocadora – De quem será a Amazônia, afinal? – o jornal faz um apanhado da discussão que ora ou outra está em pauta entre os principais líderes mundiais.

Mas não se iludam que tais líderes estão preocupados com o futuro da humanidade... Na verdade, esses líderes nem são mundiais. Os líderes a que me refiro são, na verdade, um só: o presidente do Estados Unidos e do Mundo.


Não é de hoje que há questionamento sobre a propriedade da Amazônia, que seria um patrimônio do mundo, não só do Brasil. Aliás, com relação a isso, todo mundo concorda, patrimônio é diferente de propriedade. O patrimônio, é mundial – todos dela sofrem benefícios – quais são, ninguém sabe... A propriedade, contudo, é do Brasil e dos brasileiros.


Ocorre que o fim pretendido para esses debates, nesse momento, faz parte de uma estratégia a longo prazo, perpetuada pelos americanos. Isto é, eles não invadem o Brasil para ‘tomar’ a Amazônia, não porque não consideram a propriedade como sendo do Brasil, mas porque efetivamente não querem.


Quando quiserem, seja qual for a real intenção, vão fazer...


Mas, por outro lado, não consigo ver qual proveito que eles teriam em invadir a Amazônia... Será madeira? Esse negócio é tão lucrativo assim, que valha a pena uma invasão a tal proporção? Pode ser a biodiversidade... Mas quem se importa com sapos, cobras e macacos? Terra? Não seria mais fácil invadir o interior de São Paulo, o leste do Mato Grosso, Goiás, e o Mato Grosso do Sul? Mas porque vão querer terras? Não é mais fácil deixar os países subdesenvolvidos produzirem as matérias-primas para depois manufaturarem? Pode ser água... Mas, alguma vez, alguém ficou sabendo que os Estados Unidos teve algum problema com água em seu território?

A conclusão é uma só: usam desse pretexto, de que a Amazônia é patrimônio mundial, para incutirem na cabeça da população que se preocupam com a natureza, com as cobras, borboletas e papagaios – mesmo que pra isso, tenham de supor o uso de uma invasão armada...

Enquanto isso, a mais do mais, invadem países que tenham realmente valia a eles: o Iraque e sua 3º reserva de petróleo mundial...


[ Um brasileiro 'não tão indignado', R.C. ]

4 comentários:

drih. disse...

nenli

REZ disse...

vc tambem se questiona os porques de tomar a amazonia? olha minha hip�tese, existem mtos pesquisadores dos eua na amazonia! n� pra qu� a amazonia, come�ou a ser explorada uns tempos atr�s para plantio, mas viu-se que ela nao tinha terras ferteis, era de um solo arenoso, porque ali j� foi fundo de oceano, ent�o, a partir dai, como o brasil � um pais que visa mto a agricultura, a �rea nao ganhou tanta importancia, qnto areas produtivas como o cerrado! e estudos realizados l� tamb�m n�o!! acredita-se, ainda n�o tem comprova�o, que a �rea tem grandes riquezas, sejam elas por plantas medicinais, pela biodiversidade, mas e outras? ser� que uma �rea daquela extensao n�o tem nada al�m do que planta, �gua e animal? dai o motivo de pesquisadores estrangeiros l� qndo encontrarem um vestigio de riqueza que interesse os eua, ah isso e toda supremacia do brasil vai cair por terra. (�lha que bonito, eu falando!) vao alegar, que por ser uma �rea com extensa vegeta�o, j� faz parte do mundo, eles j� at� p�e esse apelido pra floresta, 'o pulm�o do mundo, e assim vai.. nem a ONU vai segurar, assim como foi l� no Iraque!
Um brasileiro 'n�o t�o indignado', R.C. diz, na verdade, eu acho que a estrat�gia � de que, se um dia invadirem, eles v�o dizer: n�o � surpresa, tem 200 anos que estamos falando nisso..
(voltando)
com certeza, e o primeiro vestigio disso � o que falei, chamarem a floresta de pulmao do MUNDO! ah, pq n�o poe dos EUA logo! seu texto falou tudo isso, mas numa critica mais branda, sem chingar.. sem alterar! s� questionando alguns pontos. voce � otimo, agora eu qro o titulo.
Um brasileiro 'n�o t�o indignado', R.C. diz, Sapos pra qu�?

Adorei!

Paulo Roberto disse...

Acho que o Brasil, já deve se preocupar em guardar as fronteiras da Amozonia, como o novo Ministro do Meio ambiente já falou, oque vai acontce pouco provavel, mas enfim, já bem certo essa tomada do EUA com a nossa amazonia, nosso pulmão que virou do mundo todo.
AS forças armadas devem cercar nossa amazonia, e o governo expulsar os cientistas americanos que já estão lá.
abraço!
[não estou indignado tbm]hauhauha

João Henrique Burgess disse...

ah vai tambem nem e assim!
o senhor como um ambientalista bem estudado sabe que a amazonia rende milhoes se for explorada de forma autosustentavel e tal

sem contar os milhoes de animais que podem produzir remedinhos kem sabe ate a cura do cancer da aides vai saber neh?! -- sonha!

mias enfim
sabe o que me preocupa?!
as armas de destruiçao em massa que agente tem escondidas! tomara ke o bush nao fike sabendo! -- viu o ke aconteceu com o Sadan!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk