sexta-feira, 16 de maio de 2008

Já tem um tempo que estou pensando em trazer um entrevistado para o blog, uma pessoa comum como vocês, que tem a visão de meio ambiente que qualquer um que vive em pleno início de século possui. Alguém que pudesse expor sua opinião sobre a constante intervenção do homem nas áreas de abrangência dos biomas brasileiros. E por se tratar de uma pessoa que não tem embasamento científico a respeito de onde vive, apenas conhecimentos gerais, resolvi trazê-lo em foco.

Luan Henrique Garcia, 19 anos, concluiu o ensino médio o ano passado, vai se mudar para os EUA no segundo semestre desse ano, e 'sem querer querendo' vai levar consigo essa cultura de vida com o meio ambiente que o nosso país carrega pra onde vai... Além de responder pra gente o que ele pensa sobre o futuro dessas vegetações tão peculiares, e o que podemos fazer para preservá-las.

Você é otimista ou pessimista sobre a possibilidade de termos um futuro menos poluente para o planeta?
Luan – Otimista, eu acredito que cada um fazendo sua parte o planeta tende a melhorar.

Como você vê o trato com o meio ambiente na cidade de Goiânia?
Luan - Eu acho a grande maioria da população bem educada a cidade é limpa e bastante agradável, mas como em todos os lugares sempre tem pessoas q não respeitam o meio ambiente e não contribuem com a limpeza e organização da cidade. Felizmente é a minoria.

Você acha então que a criação de tantos Parques Municipais na administração atual, pode ajudar a minimizar esses problemas?
Luan - Eu acho ótimo a criação de parques, quanto mais verde melhor, e ainda acaba se tornando uma opção de lazer. O que não pode deixar acontecer é o ato de vandalismo nesses locais.

Como você vê todo o “mau trato” de governantes, políticos, latifundiários, madeireiros ilegais, que visam unicamente o crescimento econômico e acúmulo de riquezas, para com o meio ambiente em nosso país?
Luan - É de uma falta de vergonha, eles não percebem estão prejudicando seus filhos e netos, e toda uma população.

E no bioma Cerrado? A gente sabe que o plantio de soja vem crescendo muito, você acha que existe possibilidade de haver um equilíbrio entre crescimento econômico e preservação do bioma em nosso Estado?
Luan – Olha, o crescimento da produção de grãos no país, decorreu tanto do aumento da área plantada quanto da produtividade, por isso é provável que o crescimento econômico e a preservação do bioma consiga estabelecer um equilíbrio.

E a Floresta Amazônica? Quais são as suas perspectivas de quando você vir de passeio ao Brasil encontrá-la no mesmo nível de conservação?
Luan – Bem, era o que eu gostaria, mas acredito que se os Brasileiros não preservarem, vai chegar ao fim ou outro país vai estabelecê-la como propriedade dele, como já vem acontecendo.

E em uma visão mais futurista? Como você pensa o planeta há uns 300 anos pra frente?
Luan – Olha, o aquecimento global esta aí, isso é um fato e o planeta já vem se modificando.. Eu penso que daqui a 300 anos encontraremos uma população bem mais reduzida e com uma qualidade de vida inferior a de hoje, porque mesmo com toda a tecnologia que temos, ela não é maior que a força da natureza.

Você quer deixar alguma mensagem para o blogueiro e nosso visitante?
Luan – Eu gostaria de agradecer a todos que visitam o blog, e que lêem. E que se conscientizem com o meio ambiente, não só o cerrado, mas o planeta e a população de uma forma geral. Obrigado, e espero voltar em breve.

Agradeço Luan Henrique Garcia pela entrevista. Para saber mais sobre ele visite seu orkut:

4 comentários:

Unknown disse...

to com vc Luú ;**

Unknown disse...

consciência ambiental. é de pessoas assim que precisamos, lembrando que nao suficiente pensar dessa forma. mas agir diariamente na busca de um mundo mais saudável, e lembrando tb , caso ja tenham esquecido, que uma das poucas pessoas dentro dos ministérios que eu admiro nao conseguiu suportar as pressoes da da corrupção política em que vivemos; a ministra marina do meio ambiente, uma perda lamentável para o nosso país. Luan é isso ai ;)um abraço

Anônimo disse...

huuum luan cabeça...
concordo com voce ! ta certinho ^^

Anônimo disse...

Concordo plenamente!
A conscientização se faz necessária, sempre se fez , mas agora mas doque nunca ela pede um "soccorro".

Adorei Luan.

=D